top of page

Palestras

Palestra 1 - História, Filosofia e Sociologia da Ciência no ensino e na pesquisa em Ensino de Ciências

Andre_Ferrer_Pinto_Martins_edited.jpg

André Ferrer P. Martins

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Na área de pesquisa em Ensino de Ciências, os partidários da utilização didática da História, Filosofia e Sociologia da Ciência (HFSC) têm defendido, há décadas, que seja problematizada a visão de senso comum da ciência e dos cientistas. Em seu lugar, defendem a apresentação, histórica e filosoficamente orientada, de uma visão mais robusta e complexa da ciência e de suas práticas. Por outro lado, perspectivas negacionistas e anticientíficas circulam na sociedade e nas redes, o que traz implicações para pensarmos tanto o ensino quanto a divulgação científica. Sob esse pano de fundo pretendo abordar, a partir do referencial epistemológico de Ludwik Fleck, elementos da pesquisa envolvendo a utilização da HFSC no ensino de ciências, em seu percurso histórico e no contexto (social e educacional) atual, ponderando, especialmente, tanto os riscos do relativismo extremado quanto do cientificismo.

Palestra 2 - História e Filosofia da Ciência no ensino: algumas interações pessoais de Bohr com Thomson e Rutherford para uma visão mais humanizada da ciência

Durante o período de seu pós-doutorado, entre os anos de 1911 e 1912, Niels Bohr estabelece uma relação tanto com J.J. Thomson quanto com Ernest Rutherford que permite evidenciar como aspectos subjetivos, afetivos, sociais, relacionados à biografia e à personalidade individual de um estudioso influenciam na construção de conhecimentos científicos. Nesse sentido, considerando a relevância de discussões relativas à natureza da ciência no ensino, em associação à história e à filosofia da ciência, o seminário visa trazer reflexões para uma visão mais humana de ciência a partir um recorte histórico específico.

Anabel_edited.jpg

Anabel Cardoso Raicik

Apeiron - Grupo de História, Filosofia e Ensino de Ciências (PPGECT/UFSC)

Palestra 3 - As origens místicas da Mecânica Quântica: a história que os livros não contam

channels4_profile_edited.jpg

Nathan Willig Lima

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Vivemos um período conturbado, em que diferentes grupos alegam deter o conhecimento seguro (ou objetivo) sobre um determinado evento (vacinação contra pandemia, mutações climáticas, entre outros). No meio dessa confusão, podemos ficar com a impressão de que houve uma degeneração da ciência em relação a um passado idealizado, em que aspectos políticos e culturais não influenciavam as escolhas das comunidades de pesquisa. Exercer a cidadania contemporânea, entretanto, demanda uma compreensão madura sobre o funcionamento da ciência. Nesse sentido, a história da ciência é um caminho importante para questionarmos a validade de nossas concepções sobre como a ciência funciona. Nesse seminário, vamos discutir episódios da história da Mecânica Quântica a fim de investigar de que forma movimentos políticos, artísticos, religiosos podem influenciar o desenvolvimento científico – contribuindo ou atrapalhando o seu desenvolvimento.

Palestra 4 - Por que (voltar a) falar de teleologia na Biologia?

Por que (voltar a) falar de teleologia na Biologia? Hoje os estudiosos compartilham a convicção de que a biologia não se reduz teoricamente à física e química. Como argumentam Marjorie Grene e David Depew (2004), que a candidata mais óbvia da singularidade da biologia parece estar na teleologia. A explicação teleológica, seja de uma propriedade, processo ou entidade, é aquela que faz recurso a um resultado particular que pode ser adquirido (Lennox & Kampourakis, 2013). Nesta apresentação, trataremos de como a explicação teleológica ocupou um lugar central ao longo de toda a história das ciências da vida, ilustrando a discussão, a favor e contra, em alguns autores da Antiguidade e das origens da modernidade, bem como imediatamente antes e depois de Charles Darwin. Finalizaremos com algumas razões para que a explicação teleológica volte a ser inserida na educação em ciências, particularmente no ensino evolução biológica.

Marie Elice_edited.jpg

Maria Elice de Brzezinski Prestes

Universidade de São Paulo (USP)

bottom of page