top of page

Oficinas

Oficina 1 - Narrativas históricas como estratégia para um Ensino de Ciências crítico e dialógico

servletrecuperafoto (3)_edited.jpg

Hermann Schiffer Fernandes

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)

A oficina será dividida em 3 partes: discussões sobre a abordagem histórico-filosófica no Ensino de Ciências, seus potenciais e desafios; elementos do gênero narrativo e estratégias para implementar a leitura e escrita de narrativas em aulas de Ciências; e um momento de criação, iniciaremos um processo de escrita de uma narrativa e construiremos propostas de atividades para serem usadas em aulas. Será um espaço de debate e reflexão sobre os objetivos pedagógicos e políticos do Ensino de Ciências, visto que o trabalho com textos narrativos possibilita inspirar essas discussões em sala de aula, trazendo o aluno para o centro do processo educacional, levantando seus interesses e produzindo questionamentos, através da leitura, pesquisa, de processos criativos e da escrita de uma narrativa.

Oficina 2 - A Ciência que os instrumentos contam

A análise das características materiais, funcionais e visuais de um objeto/artefato podem trazer várias informações que complementam as fontes textuais da história da ciência. Além disso, a manipulação de objetos/experimentos permite aproximar da história da ciência estudantes que possuem diferentes perfis e habilidades, contemplando tanto aqueles que preferem a leitura, quanto os que preferem cálculos e aplicações práticas. Partindo desses dois pressupostos, nesta oficina abordarei uma possível metodologia de ensino de conceitos de ciência e sua natureza a partir da compreensão, pela manipulação e investigação, de um artefato histórico (ou sua réplica) e da análise de elementos da cultura material.

servletrecuperafoto (1)_edited.jpg

Ana Paula Bispo da Silva

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

servletrecuperafoto (2)_edited.jpg

Letícia dos Santos Pereira

Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Oficina 3 - Diversidade na História das Ciências e Estratégias para sua inserção no Ensino de Química

A historiografia da ciência tradicionalmente se concentrou nos feitos de um grupo restrito de indivíduos em detrimento da contribuição científica de representantes de diversos grupos sociais minoritários. Tal exclusão encontra raízes na desigualdade social, misoginia, racismo e outras formas de discriminação. Refletindo a luta política de tais minorias, historiadores têm produzido pesquisas que contrapõem tal narrativa tradicional sobre a ciência. Esta oficina pretende debater como os professores podem utilizar desses trabalhos em sala de aula para debater o papel da diversidade na ciência e sua dimensão sócio-cultural, assim como os desafios, limites e potencialidades desse tipo de abordagem.

bottom of page