Itajubá
A cidade de Itajubá está localizada no Sul de Minas Gerais.
Encontra-se a 263 Km da cidade de São Paulo.
As principais rotas de acesso com saída de São Paulo são via BR-381 (Rodovia Fernão Dias - destaque no mapa) e SP-70 (Rodovia Governador Carvalho Pinto).
Os aeroportos mais próximos de Itajubá: São Paulo-Guarulhos (GRU), São Paulo-Congonhas (CGH) e São Paulo-Vira Copos (CVP).
A cidade foi fundada 1819 no local onde se encontra atualmente a Igreja Matriz Nossa Senhora de Soledade (fotografia atual à direita).
O nome da cidade provém da palavra Itagybá, que em tupi-guarani significa, “Rio das pedras que do alto cai”, uma referência à Cachoeira do Itagybá, localizada na cidade de Delfim Moreira.
Em 2024, Itajubá completará 205 anos de existência e de acordo com os dados do IBGE de 2022 conta com uma população de aproximadamente 93 mil habitantes.
Itajubá possui uma população majoritariamente urbana (fotografia à esquerda).
A cidade possui um dos maiores distritos industriais do Sul de Minas Gerais. Mahle (peças automotivas) e Helibras (helicópteros) são apenas algumas das indústrias da cidade.
Itajubá é uma cidade universitária.
Na cidade está localizada a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Em 2024, a UNIFEI completará 111 anos. Sua história iniciou-se com os cursos de engenharia elétrica e mecânica, porém, atualmente são ofertados mais de 30 cursos de graduação.
Dentre os cursos mais novos, citam-se a Química (Bacharelado e Licenciatura), Física (Bacharelado e Licenciatura) e as Ciências Biológicas (Licenciatura).
A cidade ainda possui uma Faculdade de Medicina (FMIT) e de Enfermagem (FWB), e instituições com cursos diversos (FEPI e FACESM).
Itajubá e as cidades da região são conhecidas pelas suas cachoeiras.
Na cidade de Delfim Moreira, localizada a 28 Km de Itajubá, encontra-se a cachoeira do Itagyba (fotografia ao lado). Foi a vista dessa cachoeira que inspirou o nome da cidade.
Para conhecer a localização das cachoeiras de Itajubá e região clique no ícone ao lado: